quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Desafio!

Aos fieis leitores e seguidores deste blog vimos lançar um desafio:



No topo do blog e por baixo do nome "escola velaverde" existe um espaço por ocupar com uma frase que resuma e defina o projecto.


Querendo nós utilizar esse espaço lançamos aqui o desafio de nos enviarem frases que considerem que preenchem os requisitos.


As 3 melhores serão publicadas e colocadas em votação.

Puxem pela massa cinzenta e passem por cá a deixar o vosso contributo. Ao autor da frase vencedora será dado um prémio (biológico, claro).

Boa Sorte!

NOTA: podem enviar as frases por e-mail ou colocar nos comentários deste post (não se esqueçam de se identificar!!).

56 comentários:

Anónimo disse...

Exmo. Senhor Provedor,
serve esta missiva para RECLAMAR uma coisinha: Faça o favor de colocar o DESAFIO com um qualquer destaque, no topo da página, porque senão, de cada vez que eu tiver uma ideia (e eu até tenho muitas!... considerando a quantidade de vezes que já me apelidaram de idiota!)e quiser candidatar-me ao dito PRÉMIO (...só espero que sejam Xocolates!!!) tenho que andar por aqui abaixo a fazer "scroll" e uma mocinha da minha idade não pode arriscar a ficar com os dedos cheios de artrose, só por causa de um passatempo cibernético!
Tenho dito

Anónimo disse...

Afinal o Senhor provedor até é um tipo fixe e colocou o desafio em destaque, sem demora.
Agora só falta mesmo quem participe!
Então?!... estão à espera de quê?!!!

montanhacima disse...

Aqui vai um tiro:

"Mais do que saber, gostar de saber mais!"

Anónimo disse...

Aqui vai uma ideia...
ESCOLA VELAVERDE...ESCOLA ONDE SE ENSINA A AGIR LOCAL E A APRENDER GLOBAL

Anónimo disse...

"Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas" Ruben ALVES
Velaverde... Descubra esta Escola!

velaverde disse...

OH ANÓNIMOS, identifiquem-se.

Senão a quem é que entregamos o prémio?

Anónimo disse...

Aqui vai mais uma sugestão:
Valores
Ecológica
Liberdade
Amizade
Vontade
Empenho
Regras
Dinamismo
Entusiasmo
Curioso?...Venha conhecer a Escola Velaverde, onde tudo isto acontece...

Anónimo disse...

Permitam-me uma alteração à sugestão anterior:
Vegetariana
Ecológica
Liberdade
Amizade
Valores
Empenho
Regras
Dinamismo
Entusiasmo
Curioso?...Venha conhecer a Escola Velaverde, onde tudo isto acontece...

Anónimo disse...

AVISO À NAVEGAÇÃO:
Senhores/as anónimos/as,
os prémios destinados a gente anónima reverterão direitinhos para a signatária.
PS:...continuo na esperança de que sejam Xicolates!!!...)

Anónimo disse...

Vai mais uma proposta:

Escola Velaverde
habitar sabiamente a Terra...

Até breve

Margarida

Joana M. V. Pires disse...

Um lugar sereno e seguro onde se pode Ser.

Joana M. V. Pires disse...

Já agora, Exmo. Senhor Provedor,
Por quem e em que termos tão valiosos comentários serão analisados? Porque se o Prémio for efectivamente Xocolates (levantou-se o boato, nada há fazer!), isto é mesmo!

Joana M. V. Pires disse...

..isto é mesmo à séria!

(falhou-se-me o resto da última frase no comentário anterior!)

Anónimo disse...

Carissima Joana,
eu boateira me confesso!... porém, quem, como, onde, porque sim ou porque não, vão ser analisados/avaliados/eleites estes comentários, não faço a mínima ideia!
Aguardo, solidária, a soberana resposta do Srº Provedor!
PS:... eu só vou participar se o boato for confirmado!

Anónimo disse...

"Escola Velaverde
Ser e aprender, um desafio para habitar em harmonia a Terra."

O prémio pode ir para a Olimpia... se forem xicolatis!!!
Se não, fica tambem para a Olimpia pela sua melguice diária!! ;)
Ou então para a Margarida que inspirou esta frase...

Anónimo disse...

Eu cá voto neste/a Anónimo/a!... isto sim, é uma pessoa generosa!... ponham os olhos neste comentário... e... e os xicolatis nas minhas mãos!...
Bjs... (...só para os/as anónimos/as amigos/as das xicolatódependentes!...)

Anónimo disse...

Caríssima Olímpia,

O nosso Provedor é tão eficiente que nem dá tempo para a má língua, ou para saborear a solidariedade face à lacuna do regulamento do desafio! Assim até dá gosto!

E por este meio venho também solicitar a transparência em tão nobre desafio, pois já vi que há um anónimo (que se calhar são 3, não sei!) a torcer por si. Questiono-me se será pela real qualidade da frase, ou se em troca deste apoio cultural se dão os testes e os apontamentos dos anos anteriores (porque a Olga e a Flor não estão para fazer fichas novas!).
Que o anónimo torça pela Exma. Directora compreende-se, convém sempre uma boa relação com as mais altas chefias. Mas não tendo a caríssima Olímpia, tanto quanto eu saiba, um cargo de topo nesta cooperativa, ou é pelo seu encanto natural, ou então há mesmo testes e apontamentos ao barulho!
Eu não tenho apontamentos mas tenho outras coisas! Muitas coisas! Cabem em 5 dossiers!
Sim, anónimo?
Tenho dito.

Anónimo disse...

Já agora, Exmo/a Anónimo/a,

Tendo sua excelência apoiado abertamente 2 altas figuras deste tão nobre blogg, e sentindo-me eu carente e ciumenta desse apoio, fui levada a reparar que a primeira palavra da sua frase PODE ter sido, EVENTUALMENTE, inspirada no meu comentário.

Era só para deixar esta notinha!

Anónimo disse...

Carissima Joana,
pois eu acho muito bem que torçam por mim... mas se vir bem, eles não estão a torcer por coisa nenhuma, pois eu nem sequer participei com frase alguma!...
Uma mocinha da minha idade já só quer sossego e xicolates (...ok!... confesso, também gosto da má-língua e essas coisas pedagógicas e tal...)
Por falar em má-língua: não diga a ninguém, isto é segredo (...xou, outros leitores!... este segredo é só para a Joana, ok?!...): suspeito que o Carissimo Provedor quer é ficar com os xicolates só para ele e ser assim promovido a Provador!
E agora só mais uma coisinha:
- Joana!... não tenha ciúmes, que eu não tenho patente alguma neste navio e não sou mais que uma maré que já passou!... Quantos às carências... eu cá uso sempre xicolates de comércio justo e de agricultura biológica (experimente!)
Só para concluir:
- Joana... gostei da sua SERena frase (se eu fizesse parte da Direcção até era capaz de votar nela... ou não!... iria depender das negociações xicolateiras)

velaverde disse...

O prémio é segredo!

Participem, ganhem e logo saberão o que é!

O provedor

Anónimo disse...

Eu sou a anonima que escreveu aquela frase que tanta polémica tem levantado. Não ressalvei o papel da Joana, à qual peço desculpa, porem eu não a conheço. Não pertenço a esta escola nem tenho nenhuma ligação a não ser por admirar um trabalho serio e inspirador como o que a Margarida e a sua equipa têm levado para a frente.
Se quiserem repartir pelas 3 o prémio (mas acho que a frase não está assim tão boa) estão livres de o fazer.
No entanto a Olimpia, por ser maruja e militante das cusquices e andar sempre a picar o pessoal deve pelo menos ter uma parte dos xicolates.
E pronto, vou manter o meu anonimato senão tenho uma Margarida e Olimpia a dar-me nas orelhas.

velaverde disse...

Para a anónima (já sabemos que é senhora) que escreveu o cometário imediatamente acima deste:

Há pelo menos duas frases de dois anónimos e nenhuma delas é polémica, pelo menos que me tenha apercebido.

Uma fala de gaiolas e asas e outra de habitar sabiamente a terra.

Se qualquer uma destas vencer e não se souber o autor o prémio reverte para a casa, que é como quem diz, para o provedor.

Tenho dito,

o provedor

Anónimo disse...

Sr Provador, perdão, provedor, pois a minha frase (que merecia ganhar seguramente por toda esta converseta), é a única anónima. Isto porque se reparar bem as outras até estão assinadas no texto. Uma do Sr. Ruben Alves e outra da Sra Margarida.

Ora se os xicolates forem biológicos e até pretos, hum acho que a doina olimpia deverá partilhar com quem lhe ofereceu o prémio... Isto se adivinhar quem sou.

Vou ainda pensar noutra frase e aqui a colocarei...
Se o Sr. Provedor pedir muito até lhe posso doar o prémio dessa nova frase que ainda não nasceu, mas seguramente será fantástica como a anterior!!! eheheh

Assinado: A anónima

............ disse...

Sô Dona Anónima
venha de lá essa frase fantástica (e os xicolates também, claro!...)
E só mais uma coisinha: sei muito bem quem é, porque entre muitas outras qualidades, sou BOA em adivinhas!... Mas quem quiser saber vai ter que ver a telenovela que brevemente será produzida e transmitida em horário nobre num televisor perto de si!
PS. em caso de dúvida ou persistência dos sintomas, consulte o srº Provedor!

Anónimo disse...

ó doina olimpia, tu só sabes quem eu sou porque eu te disse!!!!
Deves ser boa em adivinhas....isso querias tu!! Só se fossem maritimas...
Olha aqui uma frase para ti e para a vossa escola:
"Escola Velaverde: descobrir, navegando à bolina, uma nova forma de estar em sintonia com a terra!"

Viste, peguei na vela, e nos descobrimentos só para ti!!!

Que frase má!!! Mas pode ser que alguem goste e eu desta vez dou os xicolates ao Sr. Provador, à mana do Sr. Provador (é uma moça simpatica) e à Dona Joana, para que não fique com ciumes!!

Ass: A anónima

sgs disse...

eu não tenho frase mas sou a irmã do senhor provedor/provador e também sei quem é a anónima.

Espera lá, afinal acho que vou contribuir também com uma frase e se ganhar podem ir os xicolates para o sr. provedor que depois repartirá comigo (desculpa lá ó Olímpia mas a família é mesmo assim):
Vela verde, um mundo maior para gente pequena.

e mais não digo.

Anónimo disse...

Olha Manamagana: ...bem que a nossa caríssima Anónima já me havia avisado que tu também és xicolatómana!... e é por isso... só por isso, ok?!... que te estás perdoada em não partilhar comigo os xicolates (sou uma mocinha solidária com esta malta dos xicolates e nesse contexto - só nesse! - nem levo a mal a avareza.
Agora escuta: ...não são vocês!... isto é só com a Manamagana!... - pronto! já os enxutei... Olha Magana... tás a olhar?!... a tua frase é a mai linda, mas não digas a ninguém que eu te disse isto, porque há aqui malta ciumenta como um raio!...
Bjs (podes partilhar com o mano os bjs tb)

Anónimo disse...

Bem!!!! Daqui a pouco deixo de ser anónima se já tanta gente sabe quem sou!!!!
Ai ai, não pode ser!!!
ó mana do provedor/provador/provocador, como sabes quem sou eu?!?!? hum?!?!?
Não é muito dificil, reconheço...
Pois bem, a tua frase não está nada má, não senhora...
tenho que magicar outra...
Mas não agora que não estou inspirada...
Ó moxoila Olimpia, agora já não queres nada com as minhas frases que são LIIIIIIIIIIIINNNDAS!!!!!
Já não levas os xicoilates...
Petos pa todos (vai la perguntar à mana do outro o que é que isso quer dizer)!! ehehehe

Ass: A anónima que já não é tão anónima assim...

Anónimo disse...

Velaverde, semear para colher

Anónimo disse...

Velaverde, navegar por um mundo mais verde

Anónimo disse...

Velaverde, crescer num projecto vivo

Anónimo disse...

Velaverde, ecológico, inovador, tão simples para crescer

Anónimo disse...

Velaverde, aprende em conjunto por um mundo diferente

Anónimo disse...

Pois não são muito boas, mas deu-me praí!!! Podia ter sido bem pior!!!
As 5 ultimas frases são minhas, e os xicolates podem ser para...

...cenas dos próximos capítulos!!!
Gege prós amigos!!!

............ disse...

Dona Genoveva,
tão profícua e dedicada na produção de frases, que fico arrebatada e sem palavras... ora isto assim é uma grande Xatice, porque logo agora que eu vinha aqui deixar uma, aparece a senhora Dª Genoveva a deixar-me sem palavras!
Mas a vida é assim mesmo: vão-se as palavras, fiquem os xicolates!... (há assim um ditado popular, não há?!...)

Anónimo disse...

"Velaverde, uma forma de estar, ser e aprender."

Pronto, esta é a última frase da anónima, já tão pouco anónima, mas que tenta manter o anonimato, assinando como anónima!! (hum, acho que me repeti um bocadinho...eheheh)

Xicolates podem ser repartidos pelos seguintes inspiradores:
Olimpia
Margarida
Ruben
Joana
Helena
Sr.Provedor
Mana do Sr.Provedor (só porque é simpática... mas não quer repartir comigo o prémio dela...)
Genoveva

Bem, acho que não me esqueci de nenhum contribuinte!!!

Xaué

sgs disse...

Pois bem, a concorrência anda feroz!
Aqui vai outra:

velaverde, por mundos maiores feitos com mãos pequeninas

uma escola pela educação sustentável

Anónimo disse...

Bem, a manamagana está a dar-lhe!!!!
Agora sem mais frases, mas pergunto-me o que é uma educação sustentável? É aquela que prima pela sustentabilidade? e o que é isso de sustentabilidade? Consoante a nossa realidade social a sustentabilidade toma significados diferentes. Por exemplo, lembro-me de uma amiga do Perú dizer: "Sustentabilidade é uma palavra de países ricos, não tem a ver com a nossa realidade"
Aqui está um tema que gostava de ver debatido! Não neste post claro está, mas é algo interessante de nos debruçar-mos. Digo eu que nem sou daqui...
Ass: A anónima

Joana M. V. Pires disse...

Escola Velaverde

Um Projecto cujas raízes firmemente se desenvolvem no respeito por tudo o que é vivo neste Universo. Uma Escola onde se encontra beleza e encanto pela possibilidade de cada um que com ela se cruza regar estas raízes com aquilo que provém da sua valiosa unicidade.

............ disse...

Sabem o que eu acho?!... Não?!... provavelmente nem sequer querem saber, mas mesmo assim eu digo:
- o que mais gosto neste Desafio, é que ele nos Desafia a pensar não apenas na Escola, mas em tantas coisas que com ela se relacionam... e podemos pensar tudo isto em conjunto; e assim, ao mesmo tempo que procuramos alcançar o objectivo - encontrar uma frase que se torne a assinatura identitária da escola - vamos encontrando (e coleccionando!) pelo caminho um rol de questões/conceitos/curiosidades que podem muito bem abrir outros caminhos para outros Desafios!
E é por isso que gosto de por aqui passar diariamente, para ler todos os contributos... eu disse todos... nada de ciumes desta vez, ok?!...
Por falar em TODOS... é impressão minha, ou o único homem que participou até à data neste desafio foi o Srº Provedor???!!!!... então onde andam os outros homens?!... só há mulheres neste blog?!... ou são apenas tímidos?!...
Agora vou arrumar a cozinha, que a minha vida não é isto, ok?!
beijos para todos/as
(...e só por ter partilhado o que penso convosco, acho que já merecia 1 xicolate!...)

Anónimo disse...

Estou verdadeiramente admirada... Uma pessoa distrai-se um bocadinho e já vai aqui uma discussão e peras! Só para ajudar (ou não...) um bocadinho, a palavra Velaverde foi INVENTADA em 1982 quando, no norte da Itália (perto de Trento), numa aldeia chamada VELA, um grupo de jovens aplicou pela 1º vez esta metodologia, desenvolvendo um projecto para o estudo de um pequeno charco, cuja água se apesentava VERDE. Estes jovens decidiram que VELAVERDE era a forma mais adequada para denominar aquele projecto, naquele ano. Os autores do método (Stefano Cavagna e Sonia Cian) consideraram que este neologismo poderia passar a ser adoptado para todas as actividades da associação Projecto Velaverde.
Por hoje já chega...

velaverde disse...

O Provedor sente-se um Sultão com o seu harém de comentadorAs...

Ou os homens andam na cozinha para que as mulheres possam escrever no blog ou andam mesmo tímidos.

É que isto está a aquecer e promete. Nem sabem o que estão a perder...

Anónimo disse...

Velaverde, despertar o olhar para aprender a ver.

Inspirado no sr rubem alves

Anónimo disse...

Carissima amiga da Olímpia:
não sei quem és, mas fica sabendo que só sou amiga de quem me oferece xicolates!!!

Anónimo disse...

Carissimos/as leitores/as do blog:
tenho a informar que continuo surpreendidissima com a participação masculina (ou a falta dela... refiro-me à participação, claro!... não há masculinidade)!

Anónimo disse...

Xicolates não há, mas um bolinho lêvedo pode ser que se arranje...
Com esta pista já sabes que sou seguramente...
...ou talvez não, eheheh.

Anónimo disse...

Sr. Provedor, para quando a votação nas melhores frases?
É que tenho a Olimpia a chagar-me a dizer que quer xicolates e o meu orçamento como não está famoso precisa de um novo input aqui do prémio que seguramente será meu!!!
(da sua mana não que ela não partilha!!!)

Anónimo disse...

Escola VelaVerde

" Cidadãos em Construção"


Manuel Ryder- Pai da Catarina

............ disse...

Parabéns Manuel!... afinal há homens, para além do Provedor!!!...
Trás outro amigO também!

Joana M. V. Pires disse...

Escola Velaverde

Uma Escola com alicerces sólidamente assentes na prática ecológica e protectora do ambiente; na alimentação biológica e vegetariana; no desenvolvimento e descoberta individuais, confluentes no respeito mútuo e inserção num mundo que é colectivo. Uma Escola que convida à participação activa das famílias, para uma descoberta criativa, afectiva e científica do mundo que nos rodeia.

Anónimo disse...

50 comentários é um número lindo mas decidi modificá-lo acrescentando mais uma mensagem à contagem.
Sr. provedor, pois seja bem vindo!! Aqui a amiga da Olímpia está quase de abalada para outras terras e nem sabe quando começa a votação nem qual é o prémio.
Se eu ganhar depois terão que me enviar por correio o prémio que dará a volta ao mundo!!!
Melhores cumprimentos

Anónimo disse...

Não quero ganhar o prémio...apenas participar. De referir que os concursos são realmente fantásticos...
Uma sugestão, que tal um desafio por post...isso é que era...imensos comentários, toda a gente a interagir...eu forneço os "xicolates" se necessário for.
Já agora vos deixo uma frase.

"Conscientes num futuro presente".

Miguel

Sandocha disse...

VelaVerde, onde crescer é ser a mudança que se quer ver.

Anónimo disse...

Não queria deixar de participar, principalmente com gloseimas a prémio. E a propósito da recorrência no forum, proponho "Doce Espigar"
TAP

Patrícia Valério disse...

Velaverde

Era uma vez um planeta onde não existiam vencedores nem vencidos. Viviam o lobo e o cordeiro, e a estrela os sustentava.

Anónimo disse...

Olá,

Aqui fica a minha sugestão

"... Onde a Natureza desperta o Ser ! "

Luís - Pai da Inês