terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Feliz DOIS MIL I NOVE

Caríssimas/os,

é só para que saibam que eu cá não me esqueci de desejar feliz ano novo (como o senhor provedor!), só me atrasei um bocadito por culpa de uma Amiga Anónima que andou para aí a blogar que o 2008 tinha mais um segundo... e a mim apeteceu-me alargar o segundo até... até ... agora!... exactamente agora, no momento em que está a ler, está a nascer o ano DOIS MIL I NOVE!...
Feliz Ano Novo!... e não se esqueça de Inovar alguma coisa este ano (devemos sempre aproveitar a boleia das homofonias!...)

Para começar em grande, aqui vai uma partilha, acabadinha de chegar, por via daquela Amiga Anónima referida no parágrafo anterior, que para além de Anónima, não se esquece aqui deste cantinho verde da policromada blogosfera - Para ela, o nosso obrigada, grato e reconhecido ( um dia destes ainda lhe dou um quadradito de xicolate!... ela merece!...)

FAPAS - Fundo para a Protecção dos Animais Selvagens
Núcleo de Lisboa

Próxima actividade:

SEMENTEIRA de CARVALHOS - Cerquinhos na SERRA de MONTEJUNTO
Domingo, 11 de Janeiro 2009, 10h15-17h30
:
Deslocação em comboio de Lisboa até Castanheira de Ribatejo, e depois em autocarro da CM de Alenquer até Montejunto.
Inclui visita à Fábrica do Gelo (sec.XVIII) em Montejunto.
Grau de dificuldade: fácil (acessível a crianças a partir de 4 anos).

Participação: pode participar na actividade utilizando os transportes públicos com o FAPAS, ou com a sua viatura. Se tem acesso a transportes públicos, desaconselhamos a utilização da viatura, para evitar a emissão de gases com efeito de estufa. Entre Castanheira de Ribatejo e Montejunto o percurso é feito em autocarro da Camara Municipal de Alenquer.

Descrição da Actividade:
1. Deslocação em comboio entre Lisboa (Santa Apolónia) e Castanheira do Ribatejo (linha da Azambuja).
2. Deslocação em autocarro da CM de Alenquer entre Castanheira e a serra de Montejunto. Visita à Fábrica do Gelo em Montejunto (estrutura do Sec.XVIII). Merenda na Serra.
3. Sementeira de bolotas de carvalho-cerquinho: consiste na colocação de sementes directamente na terra, geralmente em grupos de cinco a dez em pequenos buracos abertos com enxada ou um sacho de jardinagem. Cada participante terá oportunidade de semear 100 a 500 bolotas.
4. Regresso em autocarro a Castanheira. Regresso a Lisboa (Santa Apolónia) de comboio.

Local: Serra de Montejunto (entre Cadaval e Alenquer)
Itinerário: Lisboa - Castanheira do Ribatejo - Abrigada (Alenquer) - Montejunto, regresso pelo mesmo percurso.
Transporte: De comboio entre Lisboa e Castanheira, em autocarro cedido pela CM Alenquer entre Castanheira e Montejunto.

Custo do transporte
Bilhete de comboio Lisboa (Santa Apolónia) - Castanheira do Ribatejo: 1,80 euros (só ida), 3,60 (ida e volta).
Crianças até 4 anos não pagam bilhete. Crianças entre 5 e 12 anos, e Reformados pagam meio bilhete.
Bilhetes inteiros comprados em grupo têm 10% de desconto (3,24 euros ida e volta).

Autocarro: cedido pela CM de Alenquer, mas temos que pagar as horas do motorista, por isso vamos cobrar 50 cêntimos (ida e volta) por cada participante adulto. Este valor pode ser descontado na compra de qualquer material do FAPAS (revista Tribuna da Natureza, Guias de Fauna e Flora, sacos de Pano), ou no pagamento da quota de quem se fizer sócio do FAPAS.

Horário e Pontos de Encontro:
1 - em Lisboa - às 10h15 no átrio da estação de Santa Apolónia (o comboio parte às 10h38). Para beneficiar do desconto de grupo tem que estar na estação antes das 10h20.
2 - em Castanheira do Ribatejo - junto à estação de comboios, às 11h10.
3 - na Abrigada (aldeia perto de Alenquer) - na entrada da Escola Secundária, às 11h30.
4 - em Montejunto - no parque de estacionamento junto ao Centro de Interpretação Ambiental, às 11h50

Regresso: final das actividades e partida de Montejunto prevista para as 15h30, apanhar o comboio em Castanheira às 16h52, chegada a Santa Apolónia às 17h23.

Nota: Pode apanhar o comboio numa estação intermédia entre Santa Apolónia e Castanheira. O comboio (destino: Azambuja) pára nas estações do Oriente (10h46), Moscavide (10h48), Póvoa (10h54), Alverca (10h58), Alhandra (11h02) e Vila Franca de Xira (11h05).

Equipamento aconselhado: Vestuário quente adequado às condições meteorológicas, calçado confortável e resistente, Mochila ou saco de pano para transportar as sementes. Utensílio para a sementeira - enxada, ou sacho/pá de jardinagem, se não tiver utiliza os do FAPAS. Luvas de protecção (de cozinha ou de jardinagem). Água e farnel para almoço na Serra.

-------------------------------------------
Para se inscrever na actividade:
Envie uma mensagem para
fapaslisboa@kanguru.pt, deixando o seu nome e contacto (email e telemóvel),
ou ligue para o telemóvel 93 8491355.
Indique qual o ponto de encontro, o meio de transporte utilizado e o número de pessoas.
-------------------------------------------

Colabore connosco na Conservação da Natureza: Ajude o FAPAS a divulgar estas iniciativas.

O FAPAS é uma Associação de defesa da Vida Selvagem com 16 anos de existência, e uma vasta actividade na defesa e estudo da Natureza e Vida Selvagem em Portugal. Sede: Rua Alexandre Herculano, 371-4º Dtº, 4000-055 PORTO (telef.22 200 2472).
Publicações: o FAPAS edita trimestralmente a revista Tribuna da Natureza, e publicou, entre outros, uma série de Guias de Campo de fauna e flora: Aves de Portugal e Europa, Mamíferos de Portugal e Europa, Árvores de Portugal e Europa, Anfíbios e Répteis de Portugal, Fauna e Flora do Litoral.
Para ser sócio do FAPAS: consulte
www.fapas.pt , ou contacte-nos por email ou telefone
Quotas anuais - adultos: 19,00 Euros (inclui a assinatura de 4 números da revista Tribuna da Natureza); ou 10,00 Euros (sem a assinatura);
juvenis (até 15 anos de idade): 5,00 Euros (sem assinatura).
--------------------------
CAMPANHA "Vamos Plantar Árvores Nativas"
O FAPAS organiza há vários anos sementeiras e plantações de árvores e arbustos nativos em diversas áreas naturais de Portugal. O Carvalho-cerquinho á uma árvore nativa cuja principal área de distribuição se encontra em Portugal, sendo por isso também designado "carvalho português". Outrora formava extensas matas na região Centro-Litoral, entre Figueira da Foz e Sines. Hoje encontra-se reduzido a pequenos núcleos muito dispersos ou árvores isoladas. Não tem nenhum estatuto de protecção.

A Serra de Montejunto é um maciço calcário situado entre Alenquer e o Cadaval, com a altitude máxima de 660 m.
Em 2003 sofreu os efeitos de um incêndio que atingiu quase toda a serra, num total de 5.000 hectares.
Na Serra pode-se visitar a antiga Fábrica do Gelo, estrutura do sec.XVIII que recolhia gelo para fornecer a Corte de Lisboa.


Saudações Ecologistas

2 comentários:

Anónimo disse...

Não é preciso agradecer tanto!!!
Como sempre um prazer e um ano de 2009 bem agradável para todos.
A Anónima amiga ou a amiga anónima?

velaverde disse...

As minhas desculpas, pois apareceu um post sobre o Aconcágua que não deveria estar neste blogue, mas sim num outro que nada tema ver com a escola velaverde.

Já cá não está, pronto.

E já agora 2009 xicolates para todos!